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Importância da Segurança Alimentar

Você já deve ter ouvido que muitas doenças começam pela boca. Alimentos mal higienizados, mãos sujas ou por água contaminada, são os principais motivos para as infecções alimentares. Um estudo realizado pela USP, aponta que no Brasil anualmente cerca de 13 mil pessoas são contaminadas por infecções alimentares.

Na maioria dos casos elas são adquiridas fora de casa. Um dado que levou a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentar algumas normas para donos de estabelecimentos sobre a limpeza e a segurança alimentar nesses locais. Em nível federal, os estabelecimentos do ramo devem seguir boas práticas de higienização como: limpeza dos ambientes, cuidados específicos na manipulação de alimentos, controle de pragas, utilização de água potável, entre outros.

E para você que é empreendimento do ramo, fique atento para não descumprir a legislação e não perder clientes. Por isso, trouxemos abaixo algumas dicas de boas práticas, que contribuirão com a imagem e qualidade do seu negócio:

– Faça limpeza nos períodos em que não haja comida exposta, preferencialmente pela manhã ou logo após o fechamento do estabelecimento;
– Tome especial cuidado com máquinas de processamento de carne, lavadoras de louça etc. Verifique se todos os cantos dos aparelhos estão devidamente limpos e enxaguados.
– Opte por mesas e utensílios que sejam de inox.
– Treine seus colaboradores para agir com total responsabilidade com a limpeza do local, bem como sua própria higiene pessoal;
– Lave todos os produtos, especialmente carnes e vegetais;
– Desinfete diariamente todas as superfícies em contato com os alimentos;
– Faça inspeção diária da limpeza;
– Forneça materiais de limpeza e desinfecção aos colaboradores;
– Exija qualidade e limpeza dos fornecedores de alimentos e matérias-primas;
– Limpe banheiros ao menos duas vezes ao dia;
– Evite transtornos com transbordamentos e entupimentos. Opte pelo tratamento biológico para ralos, caixas de gordura e fossas sépticas.

Com essas dicas é possível manter a qualidade do seu negócio e atrair novos clientes.

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