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Seu restaurante é adaptado a todos os clientes?

Janeiro-2018

A acessibilidade em estabelecimentos comerciais é uma obrigatoriedade que abrange muitos aspectos. Porém, o que muitos proprietários não sabem é que tornar o estabelecimento acessível vai além das rampas e barras nos banheiros, pois o termo 'acessibilidade' se refere às soluções que podem ser de espaço, acesso e/ou comunicação.


As soluções acessíveis devem atender desde uma pessoa com uma necessidade especial branda como o uso de óculos comuns, até a construção de rampas, ampliações de banheiros, mudanças no layout do salão para o acesso de cadeirantes, indo até a transcrição/tradução do cardápio para o código Braille ou outra forma de leitura para cegos e pessoas de baixa visão. Essas adequações são exigências legais em vários estados do Brasil e evidenciam cortesia e responsabilidade social dos estabelecimentos.


Com a passagem do Dia Mundial do Braille, 04/01, relembramos a obrigatoriedade de bares e restaurantes disponibilizar cardápios com essa opção. A NBR 9050, contém as recomendações para todos os tipos de restrições e ou necessidades especiais, tais como cadeirantes, cegos, surdos, incluindo até as limitações a que estão sujeitas as pessoas mais idosas, obesas e as grávidas. Por isso, se seu estabelecimento ainda não está acessível, essa é uma boa hora para rever essa condição e poder receber qualquer pessoa, fidelizando novos clientes.


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