maes

Gestão de estoque eficiente para evitar prejuízos

Maio - 2019

Como fazer o fechamento de caixa e evitar prejuízos?

A gestão do ciclo de caixa é fundamental para que as empresas sejam competitivas e garantam a sua sobrevivência. Para que os negócios continuem produzindo e vendendo, é necessário realizar compras de insumos, pagamentos de custos envolvidos nas atividades de produção e prestação de serviços e despesas operacionais e gerais do negócio. Logo, é preciso gerir o fluxo de caixa de forma que sempre haja recursos para que o empreendimento realize esses pagamentos e garanta a continuidade da operação, isto é, a entrega dos produtos e serviços ofertados aos seus clientes.

Finanças em dia


O primeiro passo é realizar o planejamento das contas a pagar e das contas a receber com base nas projeções dos volumes de vendas, compras, custos de produção, despesas operacionais e, principalmente, prazos de recebimentos e pagamentos. Após essa etapa, será possível ter conhecimento da necessidade de capital de giro gerada pelo ciclo de caixa do negócio. A necessidade do capital de giro gerada pelo ciclo de caixa será definida pelo tempo decorrido entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das vendas. Com isso, uma das metas principais será aumentar a eficiência da sua cadeia de suprimentos, reduzindo a diferença entre as datas do ciclo de caixa.

Como conseguir isso?

1) Reduza o prazo do seu estoque - Comece com a redução do prazo médio de estoque. Para isso, é necessário realizar melhorias nos processos de compras e produção, com objetivos de determinar volumes adequados, fazendo uma melhor previsão de demanda e, consequentemente, reduzindo o nível de estoque. Com isso, é possível reduzir o volume de pagamentos dos fornecedores e escoar mais rápido o que foi produzido, a fim de antecipar o fluxo de recebimentos.

2) Negocie com fornecedores - Aumente o prazo médio de pagamento com os fornecedores, tendo processos bem estruturados e eficientes de cotações e tomadas de decisões de compras. Tenha mais do que um fornecedor para cada insumo para possibilitar acondicionar as compras em cada fornecedor com maiores prazos de pagamento. Mantenha o equilíbrio na negociação das condições comerciais entre preços e prazos, já que um maior prazo poderá ser mais vantajoso do que um desconto.

3) Antecipe seus ganhos - Reduza o prazo médio de recebimento através de antecipação de recebíveis. Considere o impacto das despesas financeiras na rentabilidade do negócio e a gestão de relacionamentos com as instituições financeiras para disponibilidade e aprovação das operações de crédito. Realize atividades de cobranças com o objetivo de diminuir atrasos de pagamentos por parte de clientes, analisando o crédito para evitar perdas por inadimplência e fontes de financiamento por meio de antecipação de recebíveis.

Lembrando que as ações necessárias para administrar o ciclo de caixa são de responsabilidade de praticamente todas as áreas da empresa, entre elas compras, logística, produção, comercial, recursos humanos e financeiro.

Fonte: Sebrae

Quer receber mais informações como essa? Cadastre seu email!