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Piores erros de atendimento e como evitá-los

Agosto - 2018

Construir um bom relacionamento e ganhar a preferência do cliente não é tarefa simples e leva tempo, mas basta um deslize para você perder o seu favoritismo. Para que isso não aconteça, separamos os principais erros de atendimento que você precisa evitar.

  • 1 - Pedidos errados - Um erro grave é muito fácil de ser cometido. A correria, a casa cheia e a desorganização do atendente ou da cozinha podem gerar divergências na hora de entregar o pedido. Como evitar? Comandas eletrônicas. Quando sincronizadas com a cozinha, agilizam a entrega, pois na hora que o pedido é concluído a cozinha já sabe o que precisa preparar. Além disso, possibilitam que o garçom confira novamente antes de entregar ao cliente.

  • 2 - Problemas de infraestrutura que comprometem o conforto - Ambiente apertado demais, falhas na iluminação, som muito alto e falta de acessibilidade. Avalie todos esses aspetos e caso necessário faça mudanças. Como evitar? Antes de abrir um estabelecimento avalie o ambiente, converse com um arquiteto e verifique se o tamanho não é muito pequeno. Assim, quando seu negócio for crescendo você não sofre com a falta de espaço. Se já percebeu que o lugar está apertado, procure um designer de interiores e tente adequar sua decoração e organização interna. Lembre-se que a iluminação do ambiente deve ser verificada todos os dias.

  • 3 - Funcionários despreparados e antipáticos - O cliente quer ser bem atendido independente se a casa está cheia ou vazia. O despreparo dos atendentes e garçons, falta de atenção, mau humor ou preguiça são os piores erros que seus colaboradores podem cometer. Como evitar? Treinamentos, investir em capacitações que melhorem a forma de atendimento ao público são indispensáveis para deixar seus atendentes e garçons afiados. Realizar reuniões onde os colaboradores possam interagir e expor suas opiniões e sugestões é importante para que o funcionário possa ficar a vontade e motivado para trabalhar bem.

  • 4 - Falhas de higiene - A higiene deve ser tanto em relação aos utensílios, mesas e ambiente, quanto na comida e apresentação dos funcionários. Resquícios de alimentos sobre as mesas, no chão ou no uniforme da equipe passam a imagem de desleixo. Já em relação a comida, é inaceitável. Como evitar? Treine sua equipe para ficar atenta a esses detalhes, mesas e ambientes, devem ser higienizadas assim que o cliente levantar da cadeira ou terminar de comer. Os pratos devem ser cuidadosamente lavados e verificados pelos funcionários da cozinha, sendo bem limpos e feitos com atenção. Já em relação a higiene pessoal dos colaboradores, é necessário orientá-los para manter boas práticas de cabelo e barba, além de terem um uniforme reserva, para possíveis eventualidades.

Agora você já pode refletir sobre o seu negócio ou local de trabalho e fazer as adequações necessárias para mudar o que não está de acordo. Mas não esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais dicas de sucesso direto no seu e-mail!