
Descubra como montar o melhor Food Truck da cidade
Julho - 2019
A infraestrutura necessária para montar um food truck deve ser planejada para poder atender às necessidades de preparação e comercialização dos alimentos, segundo os órgãos reguladores locais e nacionais. O sucesso do negócio está diretamente vinculado às decisões estratégicas que o empresário deve adotar para não ser surpreendido pelas variações do mercado.
Segmento
Há uma variedade gastronômica a ser explorada pelos food trucks: brigadeiro gourmet, hambúrgueres, crepes, tapiocas, tacos, massas, sanduíches naturais, sorveterias, comida vegetariana, paleteria, entre outros. Para conquistar novos clientes e fazer o faturamento aumentar, o empreendedor pode criar ou participar de eventos que promovam a cultura de rua na localidade onde atua. Ainda que seja um diferencial, trabalhar na rua também tem suas desvantagens. O clima, por exemplo, é um fator que influencia no faturamento. A agilidade no atendimento é uma característica observada pelos clientes.
Para facilitar o trabalho e reduzir o tempo de espera, os alimentos podem estar previamente preparados. Além disso, a contratação de funcionários deve ser pensada de maneira que a qualidade do atendimento não sofra interferência nos horários de pico.
Sistema de gestão
Para o negócio decolar é necessário ter um apurado controle de seu processo produtivo, identificando os gargalos e pontos que oneram o produto final. Uma sugestão é que o empreendedor invista em um sistema de controle que gere relatórios de vendas relativos para cada item do cardápio e a margem de contribuição para resultado final, por exemplo:
- Identificar qual o sanduíche está saindo mais, dado que demonstra a aceitação do público.
- Saber qual a bebida mais solicitada.
- Conhecer o produto com menor saída.
- Entender se determinado produto faz sucesso igualmente.
- Existência de variações nas vendas
Software de gestão
Imprescindível para quem quer ser o melhor Food Truck da cidade, os softwares de gestão auxiliarão o empreendedor na gestão do negócio. Ele será o grande responsável pelo controle dos dados sobre faturamento/vendas; gestão do caixa; controle do estoque e validade de produtos; organização de compras e contas a pagar; emissão de pedido a cozinha; controle de taxa de serviço; lista de espera; relatórios e gráficos gerenciais para análise real do faturamento do Food Truck.
Conheça ferramentas que podem lhe ajudar a implementar essas dicas e a melhorar a gestão do seu negócio no nosso site: www.raffinato.inf.br