Resolving the issue with synchronization in old version

Família unida e seu negócio faturando alto

Março-2018

Empresas familiares quando mal geridas desencadeiam crises e até podem falir. Para evitar prejuízos – e desavenças entre os entes queridos – é preciso separar o setor financeiro do pessoal para que no fim do mês não falte dinheiro em caixa, prejudicando a saúde do negócio. Para facilitar a gestão separamos algumas dicas:

• Evite misturar os gastos da empresa com os particulares: Essa prática é um tiro no pé, pois dificilmente você irá conseguir devolver o "empréstimo" feito no caixa da empresa. Por isso, defina um valor mensal que será seu salário, o qual supra suas necessidades pessoais;

• Tenha uma visão clara e metas do negócio bem definidas;

• Planejamento é a palavra de ordem, pois como várias pessoas possuem acesso direto à empresa, um planejamento alinhado é essencial. Além disso, deve ser seguido igualmente entre todos, sempre focando no bem-estar da empresa;

• Evite privilégios à parentes: em todos os locais os familiares irão solicitar favores, descontos e privilégios, porém essa prática costuma ser negativa para o setor financeiro. Priorize o bom andamento da empresa e explique os motivos para você não ceder à tal pedido.

• Controle o desempenho e análise dos resultados: essa é uma das formas que evita prejuízos a longo prazo e possibilita a identificação de oportunidades e melhorias. Quanto mais você fazer esses balanços, mais cedo identifica e age contra uma crise. Por exemplo, se você fizer uma ação que não foi bem planejada pode arruinar o seu negócio, porém, se você monitorar diariamente será possível interromper e evitar estragos maiores.

Se você gostou das dicas assine nossa newsletter e receba muitas novidades exclusivas em primeira mão!