bar


Por que sua empresa deve oferecer várias formas de pagamentos?

Fevereiro - 2019

Ampliar as opções de pagamento é estar preparado para atender a todos os tipo de clientes, tanto aquele que pagará à vista como o outro que fará o pagamento em cartão. Ou, ainda, aquele que vai utilizar seu smartphone ou tablet para finalizar a compra.

Cartão débito e crédito - O cartão de crédito ainda é o mais popular entre os consumidores brasileiros, principalmente por suas duas maiores vantagens: praticidade e prazo de pagamento. Os estabelecimentos comerciais devem ter equipamentos fixos ou móveis integrados aos terminais de emissão de nota fiscal para realizar a venda por débito ou crédito.

Nos cartões de débito o pagamento é feito à vista. Nesse caso, ele é um meio seguro porque dispensa o porte de dinheiro em espécie. O empresário garante o recebimento do valor pelo preço total do serviço ou produto, reduz a inadimplência e promove agilidade nas transações.

Boleto - Embora esteja dentro da modalidade de pagamento à vista, essa opção é importante para aquele que não quer usar cartão de crédito e é uma forma barata para comerciantes e clientes. É método prático porque pode ser pago em qualquer instituição bancária, casas lotéricas e agência dos Correios, e pode ser disponibilizado para qualquer cliente, independentemente de ele ter conta em banco ou não.

Pagamento móvel - Mais uma expansão do universo online são os serviços de pagamento por dispositivos móveis, que há a possibilidade de acoplar um pequeno dispositivo ao telefone, onde funcionará como uma maquininha de crédito ou débito.

NFC - O mercado de transações financeiras tem visto a tecnologia NFC como potencial substituta dos cartões de crédito e débito, ela permite a troca de informações entre os dispositivos móveis sem a necessidade de cabos. Não é necessário digitar senha, mas alguns aparelhos possuem leitor biométrico e podem solicitar a impressão digital do consumidor. Basta encostar o smartphone do consumidor no equipamento da empresa que faz a leitura e a transação, de crédito ou débito, para o pagamento ocorrer instantaneamente. A tecnologia NFC tem atraído a atenção até mesmo de grandes fabricantes de celulares, como a Samsung e a Apple, que já dispõem de serviços exclusivos de pagamento por celular: o Apple Pay e o SamsungPay, ainda não disponíveis no Brasil.

Fonte: Sebrae